A Secretaria de Saúde da Bahia, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), recomendou que 31 cidades baianas, entre elas, Camaçari, Lauro de Freitas e Dias D’Avila, não fossem visitadas por apresentar casos da variante do coronavírus.
De acordo com o órgão, nos dias 27 e 29 de abril deste ano, o órgão recebeu novas notificações sobre as novas variantes, em amostras de casos da Covid-19, provenientes de diferentes municípios do estado.
A variante mais disseminada na Bahia é a de Manaus, também denominada como P.1., com 93 casos em 29 cidades. Desses, 40 precisaram de hospitalização e 29 casos evoluíram para óbitos, o que representa uma letalidade de 32,2%. Já a do Reino Unido, a B.1.1.7, foram identificados 13 casos em cinco cidades: Itapetinga, Prado, Ilhéus, Lauro de Freitas e Salvador. Esses três últimos municípios também têm a variante de Manaus. Dos 13 casos, dois precisaram de hospitalização e dois evoluíram para óbito, o que representa letalidade de 15,38%.
Veja a lista das cidades
Variante de Manaus (P.1)
Amargosa
Anguera
Brumado
Camaçari
Cipó
Conceição do Jacuípe
Cruz das Almas
Dias D’Avila
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Irecê
Itabuna
João Dourado
Juazeiro
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Mutuípe
Porto Seguro
Retirolândia
Riachão do Jacuípe
Salvador
Santa Luz
Santo Antônio de Jesus
São Gonçalo dos Campos
São Sebastião do Passé
Serra Preta
Serrinha
Tanhaçu
Variantes do Reino Unido (B1.1.7)
Ilhéus
Itapetinga
Lauro de Freitas
Prado
Um entra e saê de Mata de São João em Dias D,Villa e ninguém de Mata pegou?