A nova crescente no número de casos positivos para COVID-19 no Brasil também tem ocorrido em Camaçari conforme dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (COVEPI) da Secretaria de Saúde.

Segundo levantamento feito pela COVEPI o município de Camaçari apresentou uma tendência de crescimento na semana epidemiológica 43 (22 a 28/10/23) com 12 casos registrados. Número três vezes superior a semana anterior, onde havia se registrado apenas quatro casos.

Todavia, embora este aumento não seja expressivo em números absolutos, é importante apontar a existência de risco de uma nova onda caso não sejam tomados os cuidados necessários para coibir um novo avanço do vírus.

Ressalta-se que, embora os casos de COVID-19 tenham apresentado situações de controle e os números absolutos de casos não pareçam preocupantes, ainda há constante risco de novas ondas decorrentes da alta capacidade de mutação viral. Além disso o aumento de casos documentados na Bahia e em outros estados apontam para a necessidade intensificação da vigilância e a adoção de medidas preventivas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos novos casos positivos para COVID são de pessoas que não completaram o ciclo vacinal. “Daí a importância de todos se vacinarem e completarem a imunização. E a vacina está disponível em todas as nossas unidades de saúde”, afirma Elias Natan, secretário de Saúde de Camaçari.

Em nota técnica publicada no terça-feira (07/11), a COVEPI alerta para necessidade de algumas medidas, principalmente para pessoas com síndromes gripais como o uso de máscara facial. “Além disso, como forma de sabermos exatamente como o vírus tem se comportado em nossa cidade neste momento, pedimos que todas as pessoas suspeitas de COVID-19 se dirijam até uma unidade de saúde para ser avaliada e, havendo a necessidade, realizar o agendamento para o teste da COVID”, explica Elias Natan.

5 1 voto
Article Rating