A UFBA e a UFRB irão apoiar a UNILAB no processo de implantação do projeto pedagógico, construção de grade de cursos e todo o processo institucional que a universidade precisa pra iniciar seu funcionamento, já a prefeitura ajudará com o suporte institucional, cessão de equipamentos e todas as necessidades físicas para que a universidade funcione o mais rápido possível “Já teremos aula agora no primeiro semestre. Tenho certeza de que a UNILAB vai dar uma nova dinâmica à população de São Francisco e região. Os cursos nas áreas de Engenharia, Gestão Pública, Gestão Social e Formação de Professores nos ajudarão a enfrentar o desafio do desemprego na região.”

A prefeitura vai ceder um prédio novo e moderno para que a universidade seja implantada. No mês de outubro de 2011 arquitetos da UNILAB visitaram São Francisco do Conde e além de conhecerem possíveis terrenos para construção do campus também visitaram o prédio que será cedido pela prefeitura para avaliar possíveis adaptações. O prédio deverá ser entregue até o final de fevereiro.
A prioridade da UNILAB que também terá alunos de países africanos que falam português são cursos nas áreas de: engenharia, gestão publica, gestão social e formação de professores.

Oficialização da Universidade

Em agosto deste ano a prefeita Rilza Valentim esteve em Brasília, onde participou do ato em que a presidenta Dilma Rousseff anunciou oficialmente a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica, na qual também participou da solenidade o governador da Bahia Jaques Wagner. Entre as novas universidades, institutos de educação tecnológica superior e ampliações de campi a presidenta confirmou a implantação de um campus da Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira (Unilab) em São Francisco do Conde.

A luta para garantir a vinda do campus da Unilab para São Francisco do Conde vem de 2010, tendo à frente o governador Jaques Wagner, a prefeita Rilza Valentim e vários parlamentares, como o atual secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro e o deputado federal Emiliano José.

O prédio

A unidade terá dois pavimentos contendo 12 Salas de Aula; Laboratórios de Informática, Línguas, Música, Ciências e Artes; Auditório para 135 lugares; Rampa de Acessibilidade ao Pavimento Superior; Enfermaria; Refeitório; Oficina de Pães; Cantina; Biblioteca com Sala de Acervo; Banheiros, inclusive para deficientes; Quadra Poliesportiva com cobertura; Salas de Administração, Diretoria, Psicologia, Secretaria, Coordenação, Professores, entre outros.

Reitor da UNILAB Paulo Speller

Além de Mestre em Psicologia e Doutor em Ciências Políticas, Paulo Speller foi reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu a Comissão de Implantação da UNILAB. Fonte: Ascom/SFC