Nesta segunda-feira (22), entram em vigor as medidas restritivas para o controle do fluxo de pedestres e veículos no bairro de Pitanguinha, em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A determinação está amparada pelo decreto de n° 419/220, e diz respeito a mais uma atitude municipal para tentar conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), na região.

De acordo com o boletim municipal, divulgado na noite de ontem (21), a região de Pitanguinha já soma 58 casos confirmados do novo coronavírus, desde o início dos primeiros casos.

Como funcionam as medidas?

Assim como já vem acontecendo no CIA 1 e em Vida Nova, Pitanguinha receberá ações que reforçam o enfretamento a Covid-19, a exemplo do monitoramento das pessoas que acessam o bairro, barreira sanitária com a distribuição de máscaras de proteção, medição da temperatura corporal e encaminhamento para testagem na unidade de referência (caso seja necessário).

Segundo a gestão, durante o período de vigência das medidas, as equipes realizarão também a desinfecção das vias publicas e pneus de veículos, e ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A gestão municipal frisa que os comércios formais e informais, devem permanecer fechados e a circulação de veículos e pedestres, sem comprovação de urgência ou trabalho, estão proibidos. Somente poderão funcionar: farmácias, postos de combustíveis, entrega em domicílio (serviço delivery), serviços de saúde de urgência e emergência e acesso ao Sistema de Transporte Coletivo.

As atividades são desenvolvidas através das Secretarias de Saúde, Ordem Pública (Semop), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano (Sedur), Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, além da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar (22ª CIPM e Rondesp).

No total, seis localidades recebem as medidas restritivas. São eles: CIA 1 (de 18/06 a 22/06); Vida Nova (de 20/06 a 24/06); Pitanguinha (de 22/06 a 26/06); KM 25 (de 24/06 a 28/06); Centro (de 26/06 a 30/06); e Ponto Parada (de 28/06 a 02/07).

Casos em Simões Filho

Ainda conforme o boletim do domingo, Simões Filho já totaliza 655 infectados pela Covid-19: destes, 232 pacientes já estão recuperados da doença e 24 foram a óbito.

Ao todo, 32 bairros de Simões Filho possuem casos confirmados. A localidade do CIA 1 ocupa o primeiro lugar, com 93 pessoas que já testaram positivo para a doença.

Reprodução / Prefeitura de Simões Filho
0 0 voto
Article Rating