Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Federal realiza uma operação na prefeitura da cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Segundo o repórter Everaldo Dantas, várias viaturas estão na secretaria de saúde, educação e em frente à clínica Sorrident, que tem como proprietário o ex-secretário de saúde Gilvan.
Informações extra-oficiais dão conta de que os policiais recolhem documentos das referidas secretarias. Por determinação da Justiça Federal, a prefeitura está interditada. O ex-secretário de saúde, Gilvan Moura, entrou em contato com a redação do RMS Notícias e negou qualquer envolvimento com a Operação realizada pela Polícia Federal em Simões Filho.
A capital baiana também foi surpreendida pelos policias federais. Em Salvador, no bairro da Pituba, os agentes apreenderam uma série de documentos de outro estabelecimento. Informações indicam que a clínica na capital baiana é de propriedade do prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar
A ação da Polícia Federal, intitulada Operação Saúde, já foi realizada em 7 estados contra uma quadrilha que licitava e fraudava concorrência pública para a aquisição de medicamentos para 450 prefeituras brasileiras.
Escutas telefônicas indiciou prefeitos, ex-prefeitos, servidores públicos municipais e empresários que integravam o esquema criminoso ao montarem empresas fantasmas e de fachadas. O esquema consistia na entrega de medicamentos vencidos e muita das vezes com a data de validade raspada e adulterada. Quando resolviam entregar parte desses medicamentos e, às vezes, entregavam materiais diferentes dos solicitados. Além de superfaturarem os preços dos mesmos.