Simões Filho recebe a visita de universitários de 15 países americanos

Alunos universitários de 15 países americanos estiveram pela terceira vez, neste último sábado (20), visitando a comunidade Pitanga dos Palmares em Simões Filho. Os alunos pertencem aos mais diversos cursos de graduação superior (Meio Ambiente, Politicas Públicas, Veterinária, Medicina, Geografia e Jornalismo). A visita foi coordenada pela representante do Quilombo, Maria Bernadete Pacifico, Coordenadora da Igualdade Racial do município e acompanhada pelo Secretário de Cultura Jorge Sales e pela a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Lúcia Abreu.

Os alunos americanos conheceram a horta orgânica comunitária que é feita em uma área chamada Quilombo da Caipora, demarcada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O plantio é totalmente orgânico e os agricultores receberam cursos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) do Governo do Estado.

Horta da Comunidade Quilombola

Encantados com a visita, os americanos assistiram a apresentações culturais do quilombo como o Samba de Roda e a Dança de São Gonçalo.

Certa de que os universitários vão levar um pouco do que Simões Filho tem, Bernadete Pacífico diz: “Para nós é uma valorização muito importante, pois os países que veem para aqui cultivam e fortalecem a cultura local que atrai diversos curiosos".

Simões Filho recebe a visita de universitários de 15 países americanos

Na mala, os turistas levaram o artesanato que é feito no Quilombo de Palmares, um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil.

Fonte: Assessoria da PMSF.