Durante a segunda edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1) desta quinta-feira (5), o repórter Valfredo Silva conversou com a secretária de Políticas Públicas e Promoção às Mulheres de Simões Filho, Andrea Almeida. Na oportunidade, ela ressaltou sobre uma recente parceria da pasta com o Instituto Mix, responsável por ministrar cursos profissionalizantes na região, que irá beneficiar mulheres em situação de vulnerabilizante cadastradas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).

“Estamos tentando, de todas as formas, prevenir e inibir essa questão [da violência contra à mulher]. Então, essa parceria do Instituto Mix, junto com a Prefeitura Municipal, através do CRAM, vai ofertar cursos gratuitamente e outros com um desconto de percentual bem elevado que dá para cada mulher fazer o curso”, destacou.

No total, cera de 15 vagas estão sendo disponibilizadas. Para participar, as mulheres cadastradas no CRAM passam por uma espécie de seleção e, segundo Andrea, “aquelas que estão em estado de vulnerabilidade mais grave são alcançadas” com mais rapidez. Nesta quinta-feira, inclusive, aconteceu um workshop sobre a produção de ovos de páscoa caseiro, incentivando o lado empreendedor de cada participante.

“Como está se aproximando a Páscoa, essas mulheres vão sair sabendo fazer seu próprio ovo da páscoa, sabendo o que elas vão gastar, o que elas vão ter lucro, e elas vão poder ganhar um ‘dinheirinho’ extra nessa Páscoa”, pontuou.

Andrea também falou sobre a futura implantação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), no município.

“A deputada [estadual] Kátia Oliveira tem um projeto para trazer uma sala pra cá. Ela direcionou uma verba através do gabinete dela para nesse ano de 2020 formar uma sala especializada no atendimento dessas mulheres. Elas vão ter uma sala especializada para atender elas lá, que contará com assistente social, com uma psicologa e um agente exclusivo para atender essas mulheres na própria delegacia”, detalhou.

Atualmente Simões Filho não conta com uma DEAM e as mulheres vítimas de agressões são assistidas pelo CRAM.

“Elas são atendidas aqui no CRAM, elas passam pela equipe multidisciplinar e essa equipe encaminha, no caso de algum tipo de violência que é necessário se prestar queixa, fazer o BO [Boletim de Ocorrência], para a gente dar andamento nos processos, essas mulheres são levadas para a delegacia pela equipe e lá são conduzidas. Feito o BO, ela retornam pra cá e a gente encaminha ela pro Ministério Público ou então da própria delegacia ela já sai com a medida protetiva”, explicou.

Ato Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça-feira (10), em alusão ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março), o CRAM estará realizando um ato pelas ruas do município, a partir das 14h.

“Estaremos saindo daqui [CRAM] com essas mulheres para levantar essa bandeira, dizer que nós estamos aqui, somos mulheres, somos maioria e precisamos de respeito. A nossa campanha fala de respeito nesse ano, que é o nosso melhor presente, respeito é o nosso melhor presente”, disse.

um evento de luta, de grandes conquista para nós mulheres e de grandes reflexões porque precisamos a cada dia refletir essa questão da violência não só na nossa nossa cidade, na Bahia, no Brasil e em todo o mundo, mas aqui na cidade de Simões Filho o nosso prefeito junto com a nossa deputada tem nos dado total cobertura e condições para está trazendo várias políticas públicas para as mulheres aqui na cidade e está tentando de todas as formas prevenir essa questão e inibir essa questão da violência.

 

0 0 votos
Article Rating