Simões Filho também tem decreto de emergência

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Simões Filho, localizada na região metropolitana de Salvador, causaram transtornos para o município que entrou na lista das 26 cidades em Estado de Emergência na Bahia.

Segundo a Defesa Civil do município, 38 casas foram destruídas, 322 foram danificadas, 7 prédios públicos foram afetados, 32 alagamentos foram registrados, ocorreram 80 deslizamentos, 15 desabamento de muros, 26 quedas de árvore e dois postes caíram.

Cerca de 12 km de estradas e 35.

000m² de pavimentação em vias urbanas foram danificados.

No bairro de Góes Calmon a ponte que dá acesso ao distrito conhecido como Sarapó ficou totalmente destruída.

Aproximadamente 190 pessoas estão desabrigadas, 1.

600 estão desalojadas e no total cerca de 17.

000 pessoas sofreram algum tipo de dano causado pela chuva.

Até esta sexta-feira (16) ocorreram 1.

000 solicitações de visitas técnicas.

Para amenizar a situação, a Prefeitura tem empenhado todos os esforços colocando as Secretarias de Infraestrutura, Serviço Social, Saúde, Serviços Públicos e Meio Ambiente envolvidas no atendimento as ocorrências.

Dentre as medidas tomadas na busca para amenizar o sofrimento da população, a Prefeitura Municipal de Simões Filho tem realizado corte de árvores em situação de risco, colocação de plásticos nas encostas, desobstrução das redes de esgoto e drenagem, distribuição de telhas de fibrocimento (Eternit) e demolição de casas em áreas de riscos.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDES) já distribuiu 200 colchões, 250 cobertores e 150 cestas básicas, tudo isso através de recursos próprios.

As Escolas Manoel Ferreira e Ressurreição abrigam 21 famílias que não tiveram para onde ir.

Recomendamos que a população não realize escavações sem orientações técnicas e tome cuidado com relação ao despejo de água nas encostas.

Em caso de emergência a população deve ligar para a Defesa Civil, através do telefone 199 ou 3296-9216.

Quem desejar colaborar com as vitimas através de doações de alimentos, roupas e agasalhos deve procurar a SEDES que esta localizada na Avenida Walter Aragão de Souza, s/n, Km 25.

Fonte: Prefeitura de Simões Filho