As mudanças de partido na reta final do prazo permitido pela Justiça Eleitoral para filiações provocaram uma reviravolta na política do município. Em Simões Filho, dos 13 vereadores existentes 10 parlamentares mudaram de sigla, sendo que três deles podem perder o mandato por infidelidade partidária.

Dr. Alfredo, eleito em 2008 no PMDB deixou a sigla com o objetivo de ser o vice na chapa do prefeito Eduardo Alencar (PSD). Alfredo resolveu se filiar ao PP, mesmo partido do vereador Jailson Bispo, que tentará sua reeleição no Legislativo municipal. 'Jajai', como é conhecido popularmente, também resolveu abandonar o PMDB, indo também para o PP, com a desculpa de que o partido foi para a oposição e ele é defensor do governo Alencar.

Já o vereador Eri Costa, eleito em 2008 no PMN, saiu para o PSC querendo dar voos mais altos, já que tem a pretensão de disputar a prefeitura do município.

Demais vereadores que deixaram os partidos em que foram eleitos nas útimas eleições: Dr. Marcilio Galindo (PR), Everton Paim (PR), Luciano Almeida (PMN) e Deni da Metalúrgica (PSC) filiaram-se ao PSD. Estes não correm o risco de perder o mandato, já que utilizaram da prerrogativa legal que permite a saída do parlamentar para outro partido que esteja sendo criado.