Mais uma vitória na luta pelo emprego em Camaçari. Após intensas negociações, o Sindicato conseguiu reduzir o número de trabalhadores em layoff no Complexo Ford, de 2.000 para 1.100 funcionários. Na Ford serão 900 (antes eram 1.500) e na autopeças 200 (antes eram 500).
O resultado demonstra que todo o esforço do Sindicato e dos trabalhadores valeu a pena, pois possibilitou uma diminuição expressiva da quantidade de funcionários com contrato suspenso.
Desde o agravamento da crise econômica, o Sindicato tem lutado nas negociações com a Ford para encontrar alternativas de mercado que não sejam demissões em massa. Para isso, o Sindicato já discutiu PDV, férias coletivas e agora o layoff. Se for preciso, ainda tem o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), do governo federal.
A queda de quase metade dos trabalhadores em layoff mostra que a luta do Sindicato em defesa do emprego tem dado resultado e se mostrado vitoriosa. “Mais uma vez, conseguimos conquistar um avanço significativo pra categoria, reduzindo o número de trabalhadores em layoff. Isso mostra que estamos no caminho certo para continuar mantendo os empregos no Complexo Ford. Esse é nosso objetivo”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.