Na avaliação da secretária da Mulher (SMU), de Camaçari, Soledade Caetano, o dia a dia de quem lida com questões ligadas a gênero é marcado pela tarefa de gerir serviços e projetos que contemplem toda sociedade feminina. “Sinto que temos que fazer muito mais. Está tudo organizado, mas não está cem por cento”, afirmou na manhã desta quinta-feira (24), a nova gestora da SMU, durante entrevista concedida ao programa Bahia Alerta, sob o comando de Roque Santos.

Segundo Soledade, a meta até dezembro desse ano, é focar o trabalho em grandes projetos, a inserção no mercado de trabalho, promoção dos diretos da mulher e a proteção das cidadãs estão entre os desafios listados. “Nosso objetivo é levar as mulheres a se reconhecerem como pessoas que podem ocupar espaços políticos e ser reconhecida como atuante diante da sociedade”, completa.

Reconhecido como uma conquista da SMU no atendimento à mulheres em situação de risco, o Centro de Referência e Atenção a Mulher Yolanda Pires oferece acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais, atendimentos jurídicos além de cursos profissionalizantes para as assistidas. Para a secretária, o instrumento enfrenta as raízes do problema. “As usuárias chegam no Centro, com a autoestima abalada e saem de lá recuperadas”, disse.

De acordo com Soledade, a Marcha das Mulheres e o Março Mulher estão garantidos para este ano. “Nós iremos abrir as discussões com sessão especial na Câmara Municipal de Camaçari. A marcha se tornou tradição em nosso município e acontecerá no dia 15 de março. O encerramento das ações ficará por conta de palestras, que acontecem no dia 29 de março com o projeto ‘SMU Mais Perto de Você’, no Parque Satélite”, finaliza.