O sistema de transporte sobre trilho e os ônibus que serão implantados para a Copa do Mundo de 2014 fará a ligação entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social do governo do estado.
O modelo de transporte de massa será misto, com uma linha central de veículos sobre trilho da Avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi e ônibus, modelo convencional ou BRT, nas vias alimentadoras, como avenidas Dorival Caymmi e Pinto de Aguiar.
A divulgação do modelo escolhido do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana ocorreu na manhã desta terça-feira (21), durante coletiva de imprensa na Secretaria do Planejamento, em Salvador.
Ainda de acordo com a secretaria de governo, a realização de audiências públicas com a sociedade é o próximo passo para a implantação do projeto de mobilidade da região metropolitana em Salvador e região.
Em 45 dias deve ter ser iniciada a elaboração do edital de licitação para definir as empresas que executarão as obras.
Até o fim do ano, a obra deve ser contratada e, no início de 2014, concluída.
A apresentação dos sete projetos que participaram do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi realizada no dia 7 de junho, com transmissão ao vivo pela internet.
Um workshop foi promovido para que as empresas e consórcios participantes do processo exibissem seus projetos ao Grupo de Trabalho Executivo (GTE), responsável pela avaliação das propostas.
Ontem, secretários e representantes das prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas se reuniram no gabinete do governador Jaques Wagner (PT).
Após a sanção de Wagner, o processo licitatório para a implantação do sistema terá início em 45 dias.
Pelo cronograma da Seplan, as obras começam em janeiro de 2012 e estarão concluídas em dezembro de 2013.
* Fonte: CDB