O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira (20) que o líder do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, está recolhendo assinatura para tentar abrir uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar a Petrobras. A medida ocorre em meio à insistência do mandatário para supostamente apurar os parâmetros de aumentos no combustível adotados pela estatal. A instalação da CPI, porém, encontra resistência de parte da base aliada na Câmara, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.
Bolsonaro, por sua vez, disse a apoiadores que é favorável a apurar a conduta de dirigentes da empresa petrolífera, mesmo tendo sido ele mesmo o responsável por indicá-los ao cargo.
“Eu estou acertando uma CPI na Petrobras. ‘Ah, você que indicou o presidente’. Sim, mas quero CPI, ué, por que não? Investiga o cara, pô. Se não der em nada, tudo bem. Mas os preços da Petrobras são um abuso”, disse em conversa com simpatizantes publicada em um canal bolsonarista na internet.
Na manhã de segunda-feira, o presidente da Petrobras renunciou ao cargo, após o governo Bolsonaro intensificar no fim de semana a pressão sobre o executivo. O até então diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, assumiu a função internamente.
Esse desgoverno tá fazendo isso pensando em privatizar a estatal esse incompetente o pior presidente da historia do Brasil