O governador Rui Costa comentou nesta terça-feira (09) sobre a greve das universidades estaduais baianas. Rui lembrou que o Estado está no limite da capacidade financeira para remuneração de pessoal e não pode desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Eu só quero dizer que tem uma realidade no Brasil que grita aos quatro cantos. A Bahia é o 20º estado em arrecadação per capita. Tem sido um esforço enorme pra manter as contas em dia. Eu não vou praticar irresponsabilidade fiscal. Não vou entrar na lista dos devedores. Acho que a prioridade nesse momento é olhar quem ganha menos, como os aposentados”, disse o governador.

Na última segunda (08), em reunião com os reitores, o governador determinou a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento nas quatro universidades estaduais baianas. Ele também apresentou levantamento feito pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) que mostra um aumento de 19,35%, nos últimos quatro anos, na folha de pagamento dos servidores das instituições.

Os números apresentados na reunião ainda mostram que a Bahia está na contramão do resto do país. O Estado não só garantiu promoções a professores universitários nos últimos anos como, pela primeira vez na história, está pagando bolsas de estudo para alunos carentes das universidades estaduais. Já foram investidos R$ 34 milhões por meio do programa Mais Futuro.

0 0 votos
Article Rating