Com objetivo de promover ambientes mais inclusivos e com acessibilidade, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), deu início a um projeto pioneiro na cidade, que cria vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diversos pontos.
Inicialmente, a implementação está prevista nos estacionamentos da Avenida Industrial Urbana, na Câmara de Vereadores, ambas na sede, e na Rua Direta de Jauá, na costa.
Para adquirir a credencial de estacionamento, que assegura o direito às vagas exclusivas para pessoas com TEA, respectivos familiares e/ou responsáveis podem realizar o processo de forma conveniente e ágil através do portal de serviços da STT, clicando neste link. Em seguida, basta preencher o documento de identificação, anexar o comprovante de residência e incluir o atestado médico que comprova a condição da pessoa com a referida deficiência.
Para o diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, é necessário enfatizar a importância de conscientizar a sociedade sobre a prioridade de atendimento, além dos demais direitos que a pessoa com autismo tem. “A concessão dessa prioridade é fundamental, uma vez que as pessoas com TEA podem ter crises ao serem expostas a muitos estímulos ou à longa permanência em locais de grande circulação de pessoas. Garantir a disponibilidade de vagas de estacionamento exclusivas proporciona não apenas comodidade às famílias e/ou responsáveis, mas também contribui para a segurança e bem-estar dessas pessoas, permitindo-lhes acessar os serviços e atividades essenciais da cidade de forma mais tranquila e harmoniosa”, destacou.
A STT também disponibiliza credenciais para idosos, pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, além de gestantes. Da mesma forma, a solicitação deve ser feita através do portal de serviços da autarquia.
Tem que começar a marcar vagas para desembarque e embarque de carros de aplicativo