Três reais será o valor da tarifa de transporte do metrô de Salvador. A decisão surgiu de um acordo entre o governo do estado e a prefeitura de Salvador. O usuário do transporte coletivo vai pagar o mesmo valor do ônibus. A integração também fará parte do sistema que inclui, além do metrô, as linhas de ônibus metropolitano e convencional.

Com a possibilidade da tarifa do ônibus em Salvador aumentar para R$3,30 ainda neste mês de dezembro, o bilhete do metrô, necessariamente, vai acompanhar o valor. O usuário pagará uma tarifa e terá direito a andar pelos “três braços” (metrô, ônibus metropolitano e convencional).

A cobrança passará a valer a partir da inauguração da Estação Pirajá, com previsão para começar a funcionar na segunda quinzena de dezembro.

A Secretaria de Comunicação do Estado garante que o valor da tarifa do metrô e o esquema de integração entre os diversos meios de transporte da capital baiana serão amplamente divulgados imediatamente após a definição dos últimos detalhes do início da operação comercial do sistema metroviário Salvador x Lauro de Freitas.

Polêmica

Os vereadores da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais questionaram, na Câmara Municipal, a exclusão da Casa Legislativa no processo de debate para a se chegar ao valor da tarifa. O presidente do colegiado, Euvaldo Jorge (PP), o vice-presidente, Pedrinho Pepê (PMDB), além de Arnando Lessa bradaram por causa da falta de informações mais detalhadas sobre a tarifa.

“É constrangedor chegarmos nos bairros, a população perguntar em que pé está e nós, vereadores, representantes dos moradores de Salvador, não termos informação para dar. Para nós, integrantes da Comissão de Transporte, é ainda pior porque temos toda a legitimidade para participar deste debate”, declarou Euvaldo Jorge em entrevista ao site Bocão News.