“Mais trinta e nove [39] novos leitos de UTI para nossa cidade”, o anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nesta terça-feira (21).
“Esses leitos vão estar distribuidos entre os hospitais Santa Izabel, Hospital Português, o Hospital Municipal, e também o Martagão Gesteira, sendo que os leitos do Martagão Gesteira serão para crianças com coronavírus que precisem desses respiradores. Todo esforço está sendo feito para a gente fortalecer o nosso sistema de saúde, a nossa rede hospitalar, para garantir que as pessoas que vão precisar dos leitos de UTI possa, ter esses leitos”, pontuou o gestor da capital baiana.
No entanto, apesar da notícia, Neto alertou que a possibilidade de um colapso no Sistema de Saúde de Salvador, em maio, não é uma realidade distante.
“Eu não posso deixar de dizer a vocês uma coisa muito importante: nós temos sim um sério risco de no mês de maio enfrentar um colapso no Sistema de Saúde; colapso que já vem acontecendo em várias outras cidades do Brasil. E quando é que existe o colapso? Quando há um número de pacientes precisando de UTI maior do que o número de leitos para receber esses pacientes. E aí, eu sempre tenho alertado, que a pior coisa que pode acontecer é se as equipes médicas tiverem que escolher quem vai viver ou quem vai morrer”, disse.
“Então, a prefeitura continua fazendo toda sua parte. A gente vem comprando equipamentos, a gente vem treinando pessoal, a gente vem contratando os novos leitos, a gente vai reforçar o nosso sistema e a nossa assistência à saúde, mas é fundamental a gente continuar controlando o crescimento da curva e do número de casos de cornavírus, exatamente para evitar que esse colapso possa acontecer”, acrescentou.
Em seguida, o alcaide voltou a pedir que as pessoas adotem as medidas de isolamento social e só saiam de casa em casos de extrema necessedidade, sem esquecer de usar a máscara de proteção.
“Mais uma vez eu aproveito a oportunidade para fazer um apelo a cada um de vocês. Façam também a sua parte! E fazer a sua parte é continuar em casa. Fazer a sua parte é continuar cuidando da família. Fazer a sua parte é, quando for necessário, e somente quando for necessário sair, sempre sair de máscara. Se cada um fizer a sua parte, se a gente tiver junto, a gente vai vencer o coronavírus”, finalizou o discurso realizado na gravação de um vídeo.
Durante a manhã desta terça-feira, durante uma coletiva para anunciar os novos leitos, Neto comentou sobre a reunião que teve ontem (20), por videoconferência, com o governador Rui Costa (PT).
“Nessa conversa que tivemos com o Governo do Estado, o que se almeja como algo concreto, palpável, é que, na capital, a gente tenha perto de 700 leitos voltados especificamente para tratar de Covid-19”, revelou.”Claro que a existência desses 700 leitos vai estar ligada a possibilidade de chegada dos equipamentos”, adicionou.
Segundo o prefeito, até a segunda-feira (20), haviam 76 pacientes internados com uso de respiradores em Salvador.
Ainda sobre o diálogo que teve com Rui Costa, ACM Neto contou que os dois conversaram bastante e em breve anunciarão uma publicação de decretos em conjunto para ampliar o combate ao novo coronavírus. Ele também revelou que vai conversar com o presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira (23).
“Fui convidado para um encontro com o presidente e estarei presente em Brasília. A nossa ideia é somar esforços. É o que temos de fazer nesse momento”, reforçou.
Assita ao vídeo que resume parte do pronunciamento de Neto:
Casos na Bahia
O número de mortes segue igual ao que foi notificado no boletim anterior: 47 (sendo que, desse total de óbitos, 23 ocorreram em Salvador).
Com relação aos infectados, até ontem (20), a capital baiana já havia confirmado 820 pacientes contaminados pelo vírus. Esse quantitativo representa mais da metade do total de contaminados no estado.
Sobre a cesta da pascoa, Nao foi entregue no parque verde dois
Que Deus nos proteja