O movimento de passageiros é intenso para a travessia marítima pelo Sistema de Ferry Boat a partir do Terminal de Bom Despacho, em Salvador, na manhã desta terça-feira (30). De acordo com informações da Internacional Travessias Salvador, concessionária que administra o serviço, o tempo médio de espera, para usuários com carro, é de cerca de duas horas. Para pedestres, a empresa informa que é o primeiro dia de formação de fila.

O sistema funcionou durante a madrugada e as partidas acontecem a cada 30 minutos. Seis embarcações operam em esquema de bate-volta, são elas as Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. Segundo a empresa, o ferry Dorival Caymmi entra em operação. Já Anna Nery e Agenor Gordilho continuam em manutenção.

A travessia vai ocorrer durante 24 horas nos dias 30 para 31 de dezembro e também de 1° para 2, além de 4 para 5 de janeiro. A operação especial para Natal e Revéillon segue até o dia 6 de janeiro.

O transporte via lanchas de Salvador para a Ilha de Itaparica ocorre a cada 10 minutos, com 14 embarcações em operação. A viagem é do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, até a Vera Cruz. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), cerca de 12 mil pessoas fazem a travessia diariamente.