O desequilíbrio que equilibra. Pode até parecer um paradoxo, mas de tão diferentes, os grupos do Baiano se equivalem. Se no A, do Bahia, todos os clubes pontuaram pouco, no B, do Vitória, os times tiveram rendimento melhor. Ou seja, nos dois casos, se os grandes do estado vacilarem, ficam para trás.

O final de semana, quando ambos foram ultrapassados pelos times de Juazeiro, foi exemplar. Agora, Bahia e Vitória amargam a vice-liderança em seus grupos. As duas últimas rodadas desta fase do estadual acontecem durante esta semana, quarta e domingo.

Com uma diferença pequena para os terceiros colocados, Bahia e Vitória têm que se cuidar para não fazer em um Ba-Vi desesperado, na Fonte Nova, domingo. Existe até uma chance, ainda que muito remota, de os dois morrerem abraçados no domingo. Para isso, derrota de ambos na quarta, triunfo do Botafogo frente à Juazeirense e um empate no clássico. Para completar, um empate ou triunfo do Botafogo frente ao Bahia de Feira, domingo.

Situação do Bahia

Se o Bahia vencer o Bahia de Feira quarta – Caso o Botafogo não vença o Juazeirense no mesmo dia, já chegará ao Ba-Vi classificado. O jogo valeria a liderança e/ou a eliminação do rival. Se o Botafogo vencer, é só empatar o Ba-Vi.

Se empatar – Se o Botafogo perder e o Feirense não vencer, se classifica. Caso contrário, precisa vencer o Ba-Vi. O empate só vale com tropeço dos adversários.

Se perder – Pode perder o 2º lugar, caso o Botafogo ganhe, e vai precisar vencer o Ba-Vi e torcer contra o Mais Simpático ou contra o Juazeiro no domingo, caso este não ganhe quarta

Situação do Vitória

Se o Vitória vencer o Feirense quarta – Só se classifica se o Bahia também vencer o Bahia de Feira. Caso contrário, a decisão da vaga fica para o Ba-Vi, com obrigação de vencer para não depender de um tropeço do Tremendão.

Se empatar – Pode ser passado pelo Bahia de Feira, caso ele vença o Bahia, e ver o Conquista se aproximar, além do Juazeirense deslanchar. Um triunfo no Ba-Vi poderia não bastar.

Se perder – Reza braba pro rival vencer o Bahia de Feira ou o Juazeirense perder. Se não acontecer, o clássico ganha mais importância ainda e um empate poderia eliminar a dupla Ba-Vi.