Quem passou na noite de sexta-feira (16) pelo Viaduto dos Rodoviários, em Pernambués, bairro de Salvador, se deparou com uma faixa ameaçadora: “Faltará lugar no HGE“. A maioria entendeu que o ‘anúncio’ tem relação com o clássico BaVi, que acontece neste domingo (18), no Estádio Barradão.
O ato foi supostamente atribuído por uma das torcidas organizadas do Vitória em relação ao jogo que ocorre em casa. Vale ressaltar, porém, que a partida ocorre no formato de torcida única, como decidiu o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ou seja, oficialmente somente os rubro-negros poderão acessar o espaço.
No entanto, é esperado que haja concentração de tricolores no lado de fora, para receber a comitiva, e isso se torna um ponto preocupante em questões de segurança, principalmente agora com essa ameaça pública direcionada.
O Ba-Vi é um evento tradicional que envolve os dois maiores clubes do Estado, mas também acende um alerta em relação às organizadas, que na maioria das vezes se ‘encontram’ e realizam uma verdadeira guerra em via pública, com vandalismo, agressão e uso de armas brancas, como pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros, como afirma o MP.
Os perfis oficiais do Leão da Barra já deixaram claro que o jogo mantém a decisão de ser torcida única e recomenda que os apaixonados pelo Esquadrão de Aço não participem para não causar maiores problemas, em prol da “segurança de todos“. Além disso, pediu para que os seus torcedores “deem o exemplo da paz dentro e fora do estádio“.
⚠️ ATENÇÃO, TORCEDOR! ⚠️
Siga as recomendações para fazer um clássico ainda melhor.
🎟️: Sócio, faça seu check-in online. E se você ainda não é sócio, compre seu ingresso no site da Ingresso S.A.#PegaLeão pic.twitter.com/0BKpv8wYO3
— EC Vitória (@ECVitoria) February 15, 2024