Com a proximidade do carnaval o ritmo nos terminais rodoviários baianos tem sido mais intenso.
A Agerba – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – diz que serão disponibilizados 900 horários extras para atender ao aumento no número de passageiros no período.
A expectativa é de que cerca de 140 mil passageiros se desloquem de Salvador para outras cidades. Na Bahia, os destinos mais procurados têm sido Itacaré, Porto Seguro, Ilhéus, alguns trechos do Litoral Norte e Lençóis, na Chapada Diamantina.
De acordo com a Agerba, o objetivo neste período é regular o transporte intermunicipal de passageiros, controlar os horários e fazer com que os passageiros cumpram os horários determinados pela Agência, que estará operando em regime de 24 horas.
Abdull Ramid, agente de fiscalização da Agerba, disse que a movimentação no terminal rodoviário de Salvador tem sido boa – tanto as chegadas à capital baiana quanto as saídas têm sido intensas – e as pessoas já estão reservando passagens.
Na Região Metropolitana, Abdull afirmou que as empresas estão operando dentro da normalidade e a Agerba iniciará um trabalho de combate ao transporte clandestino e fiscalização dentro do circuito de carnaval para monitorar os ônibus metropolitanos.
E para aqueles que temem não conseguir uma passagem para aproveitar o feriado, o agente tranquiliza: "Não faltará transporte".
Por Rafaela Pio.