Enquanto o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), um dos nomes cotados para disputar a eleição a Governo do Estado no próximo ano pelo grupo de oposição, fez questão de vir a Camaçari para receber o Título de Cidadão Camaçariense, o pré-candidato a sucessão estadual petista, Rui Costa, não compareceu a cidade para receber a honraria.
No total, foram entregues 16 Títulos de Cidadão Camaçariense, cada um destes, indicado por um vereador da Casa Legislativa do Município, em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (12), no plenário da Câmara da cidade.
Acompanhado de deputados, o chefe do executivo em Feira de Santana recebeu a honraria das mãos do vereador Elinaldo (DEM), líder da oposição na Câmara de Camaçari, e destacou a felicidade em receber a homenagem em vista a importância que Camaçari tem no Estado. “Me emociona participar desta cerimônia, pois sei que este município é pujante, forte e uma referência”, falou.
O vereador Elinaldo, por sua vez, não poupou elogios ao gestor de Feira de Santana. “Zé Ronaldo é uma referência política, principalmente pelo bom trabalho feito em Feira e pela forma respeitosa e atenciosa com que trata todas as pessoas”, falou o edil que parece compor o grupo que apoia o nome de José Ronaldo para a disputa ao cargo de governador da Bahia no próximo ano.
Já a bancada governista da Câmara de Camaçari, composta por 13 vereadores, pareceu triste com a ausência de Rui Costa, chefe da Casa Civil do Estado que foi escolhido pelo governador Jaques Wagner (PT) para concorrer as próximas eleições. O político receberia a honraria das mãos da vereadora Professora Patrícia (PT). De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa outra data poderá ser marcada para a edil entregar a placa a Rui Costa que alegou não poder vir a cidade em vista de outros compromissos.
A ausência de Rui Costa na sessão solene da Câmara de Camaçari, cidade a qual o governador Jaques Wagner diz ter uma relação mais próxima, por ter atuado no Polo Industrial do município e iniciado a trajetória de militante, provocou importantes reflexões tanto para a base governista quanto para a oposição.
Entre as ponderações feitas por presentes na solenidade está a que Rui Costa não compareceu a sessão solene devido ao comportamento do público presente da plenária no ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, realizada em novembro, ocasião em que o ex-gestor de Camaçari anunciou a candidatura a deputado federal.
Nesta ocasião, a maioria dos apoiadores de Luiz Caetano se ausentou logo após o pronunciamento do político, e assim, restaram pouquíssimas pessoas para escutar os discursos de Rui Costa e do governador Jaques Wagner.