Na tarde desta quinta-feira (30) o ex-ministro da Saúde,Luiz Henrique Mandetta, comentou sobre a repercussão de uma previsão feita por ele enquanto ainda estava no comando do Ministério da Saúde. A antevisão em questão, diz respeito ao colapso no sistema de saúde brasileiro, por conta do avanço de casos do novo coronavírus (Covid-19).

“Sempre foi uma previsão que torci para não se cumprir, que trabalhei para evitar, mas que infelizmente estamos vivendo”, escreveu o ex-ministro no Twitter.

Antes de deixar a gestão do Ministério da Saúde, Mandetta alertou para o que chamou de “apagão sanitário”, que ocorreria no final de abril.

No dia 20 de março, durante uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e um grupo de empresários, ele pontuou: “Claramente, em final de abril, nosso sistema entra em colapso”. Em seguida, o então ministro da Saúde acrescentou: “O que é um colapso? Você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, mas simplesmente não há sistema para você entrar”, explicou.

Nesta quinta-feira (30), conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil  já registrou 5.901 óbitos pela doença, sendo 435 mortes em apenas 24 horas. Um dia antes, na quarta-feira (29), eram 5.466 falecimentos.

Ademais, o território brasileiro tem, até o momento, 85.380 pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Na quarta-feira, eram 78.162 e, com isso, são 7.218 casos a mais (9%). Saiba mais.

No dia 15 de abril, por exemplo, um hospital em São Paulo (estado com maior notificações de mortes e confirmações do novo coronavírus no país) já registrava 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Veja.

0 0 votos
Article Rating