Trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) – em processo de extinção pelo governo do estado -. protestaram durante inauguração de obras no município de Lapão, na região de Irecê. Para os manifestantes, o ato de extinguir a EBDA é um ato de “tirania do governo Rui Costa (PT)”. A manifestação ocorreu durantes a entrega de equipamentos esportivo, escolar e agrícola, no sábado (25).

Ao reclamarem da falta de assistência técnica e extensão rural, aos agricultores familiares da região, desde o início das demissões em massa cometidas pelo governo do estado, os trabalhadores em protesto receberam apoio de populares, que estavam no evento. “É uma injustiça com os pais de família que trabalham nesta empresa, e principalmente aos agricultores que estão tendo maiores dificuldades para produzir”, disse o agricultor Ivan Silva.

Entrega de equipamentos

O governador Rui Costa esteve no município de Lapão, na região de Irecê (centro norte baiano), neste sábado (25) para entregar uma série de equipamentos nas áreas de desenvolvimento urbano, educação, esporte, além de ônibus escolares e máquina agrícola. Foi entregue uma creche pró-infância, uma quadra coberta, a Avenida Hermínio Carvalho e uma motoniveladora. Os equipamentos foram adquiridos com recursos dos governos estadual, federal e municipal.

Ao entregar a creche, o governador afirmou que “a educação é o nosso carro chefe, uma prioridade do governo. Foi por isso que eu lancei o programa Educar para Transformar [- um Pacto pela Educação]”. De acordo com Rui, a educação “transforma a vida das pessoas de uma cidade, de um país. Eu faço questão de vir prestigiar todos os municípios que têm se alinhado e priorizado a educação. E essa boa semente se inicia com uma creche”.

Creche e quadra

Lohana Rodrigues, mãe de Alicia, de quase 3 anos, trabalha em casa de família. “Eu não tenho dinheiro para pagar gente para olhar minha filha. Meu marido ganha pouco e eu preciso trabalhar também para sustentar minhas duas filhas”. Ela citou a importância da creche e disse que a garotinha “pede para vir para a escola”.

Heloísa de Souza está desempregada, é mãe do Anderson, de 1 ano, e acredita que a creche vai facilitar a vida da família. “Eu estou querendo trabalhar e vou deixar ele na creche, [que] vai ser muito boa para todas as mães de Lapão”.

A quadra poliesportiva recebe elogios de jovens da cidade. Isaías Almeida, 24, diz que o município já contava com outra quadra, mas distante da casa dele. “Aqui no bairro esta é a única. Temos um time completo, vários moleques bons de bola, e essa quadra é uma coisa boa para a garotada”.

Policlínica

De acordo com Rui, a Bahia é um dos poucos estados brasileiros que continua tendo capacidade para obter empréstimos. Ele afirmou que esta é uma alternativa importante para esse período de crise econômica mundial.

“A crise levou o governo federal a fazer restrições nos investimentos. A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que estão em dia, podendo fazer empréstimos em instituições como o Banco Mundial para continuar investindo em infraestrutura, educação, saúde. Este ano eu quero começar, aqui na região, a implantação da policlínica que, articulada com o hospital regional, vai melhorar muito a qualidade do atendimento à população”.