Funcionários da fabricante chinesa Sinoma Wind Power Blade paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (6) em Camaçari. O objetivo era chamar atenção para denúncias sobre assédio no local de trabalho.

De acordo com a categoria, os trabalhadores sofrem assédio dos patrões estrangeiros. Os empresários teriam justificado que “os operários locais são lentos” e demitem quem não se enquadra no aspecto cultural da China, conhecido pela “agilidade”. Vale lembrar que os padrões e condições de trabalho são completamente diferentes.

Segundo os funcionários, não há tempo de descanso durante o almoço e o tempo de ir ao banheiro é praticamente cronometrado. Os colaboradores também sofrem preconceitos e xingamentos.

“Quando eles cismam com a cara do trabalhador, chamam de lento e falam que a gente não serve, e demite de uma hora para outra”, relatou um dos manifestantes.

 Sinoma Blade em Camaçari

A empresa investiu cerca de R$ 104 milhões, ofertando de 550 empregos diretos e 1.600 indiretos, ocupando a área da antiga empresa Tecsis, na Via Atlântica (BA-530), popularmente conhecida como Estrada da Cetrel.

O portal tentou contato com a equipe da Sinoma, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para direito de resposta.

 

Lembre: Elinaldo firma parceria com empresa que funcionará na antiga Tcsis; mais de 2 mil empregos serão criados

Com o objetivo de viabilizar os esforços necessários à implantação da unidade industrial da empresa chinesa Sinoma Wind Power Blade (Brazil) LTDA, o prefeito Elinaldo Araújo assinou um protocolo de intenções para a instalação da maior fabricante independente de pás eólicas do mundo.

Com a chegada do empreendimento, haverá um investimento de cerca de R$ 104 milhões, a oferta de 550 empregos diretos e 1.600 indiretos. A unidade fabril será a primeira deste tipo a se instalar fora da China e funcionará na área da antiga empresa Tecsis, na Via Atlântica (BA-530), popularmente conhecida como Estrada da Cetrel.

Para o chefe do Poder Executivo, a chegada da empresa beneficiará muitas pessoas e alavancará ainda mais o desenvolvimento econômico. “Para mim, é motivo de muita alegria poder firmar essa parceria, principalmente no momento de crise que o Brasil vive. Poder receber a primeira empresa da Sinoma, fora da China, aqui no nosso município, onde gerará cerca de 2.100 empregos diretos e indiretos, nos deixa ainda mais feliz”, celebrou.

No encontro, realizado na sala de reunião da Secretaria do Governo (Segov), o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, fez uma retrospectiva do processo. “Um dia muito importante para Camaçari hoje. Depois de um ano e meio de luta, chegamos ao momento da assinatura deste protocolo, onde o governo concede os incentivos fiscais a Sinoma. Importante ressaltar que eles já estão instalados em um galpão provisório no Polo de Apoio e já se mudam para a sede definitiva daqui a dois meses”, explicou.

Na ocasião, a titular do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, se colocou a disposição para contribuir de forma célere com a liberação das devidas licenças. “Desejo boas vindas à empresa e digo que acompanharei de perto todo esse processo, me colocando à disposição para liberar o mais rápido possível todos os alvarás necessários”, disse.

A assinatura do protocolo contou ainda com as presenças do subsecretário da Fazenda (Sefaz), José Maurício Borges, do presidente da Casa Legislativa, Flávio Matos, e do vereador Dentinho do Sindicato.

5 1 voto
Article Rating