O Samba do São Lázaro, tradicional festa que ocorria todas as sextas-feiras no Largo de São Lázaro, em Salvador, chegou ao fim. A notícia foi divulgada neste sábado (23), por meio de um comunicado da organizadora do evento, considerado um dos mais movimentados, contando com o público da cidade e turistas.
“É com muita tristeza que viemos através desta informa o término definitivamente do Samba do São Lázaro. Agradecemos a todos e todas que estiveram juntos e juntas a nós durante esse período de 3 anos ininterruptos e dizer que mais fortes sempre serão os poderes do povo”, diz parte da nota publicada nos stories do Instagram.
O samba, realizado semanalmente em frente à igreja de São Lázaro, na Federação, foi alvo recente de uma decisão judicial, após processo de moradores que reclamavam do volume e período em que o som fica ligado – já que começava às 22h e durava toda a madrugada -, além de outros problemas apontados que incomodaram parte da população da região.
Com isso, nas últimas edições, o evento ocorreu das 19h às 22h, em um horário delimitado que gerou insatisfação por grande parte do público que marcava presença. Este teria sido o principal motivo para encerrar as atividades, dando um ponto final na movimentada festa.
Após o anúncio, muitos internautas lamentaram o fim do Samba do São Lázaro, acusando uma movimentação contra a cultura negra, que era o foco. Além disso, muitos também criticaram o vereador Duda Sanches (União), articulador pelo processo contra a organizadora.