A praia de Arembepe receberá uma operação dedicada à retirada de barcos abandonados e/ou danificados nesta quarta-feira (31). Por conta disso, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) fará alterações temporárias no trânsito da localidade.
A operação será realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). Prevista para começar nas primeiras horas da manhã, a ação transcorrerá ao longo do dia e estima-se a retirada de 10 a 12 embarcações.
O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explica que, devido ao tamanho da operação, será necessário interditar a Rua Manoel Coelho, via próxima à orla.
“Pedimos que as pessoas evitem circular por esse local durante a execução da atividade. A partir das 7h, utilizaremos quatro caminhões, dois com carroceria e os outros do tipo Munck, cada um com 60 toneladas (t), que serão usados para içar e descarregar as embarcações. Inicialmente, a ação se concentrará em dois pontos, um próximo às peixarias, e outro na região perto das barracas, mais próxima à Paróquia São Francisco de Arembepe”, detalhou.
Segundo a STT, o bloqueio na Rua Manoel Coelho se dará a partir das 5h, pelo acesso à Praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros) até o largo das peixarias. Durante a ação será proibido estacionar ao longo desta via, bem como no estacionamento da Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras).
Como forma alternativa de acesso, tanto para quem pretende ir sentido à praia do Piruí quanto para quem deseja sair de Arembepe, a Rua da Glória será a opção. O bloqueio deve permanecer pelo mesmo tempo de duração da operação.
Segundo a Defesa Civil, a retirada dos barcos abandonados e/ou danificados atende a um anseio da população flutuante, como visitantes e turistas, bem como dos moradores da localidade, que foram prévia e devidamente ouvidos pelo órgão e, posteriormente, informados sobre a operação, que visa garantir a segurança, o bem-estar e a integridade daqueles que usufruem da praia de Arembepe, o que inclui, também, os pescadores.
Os barcos recolhidos serão transladados e dispostos numa área pública na região da Praça da Pocobeira, situada na Rua Conceição, ficando à disposição dos donos para o devido reconhecimento e reforma. O prazo máximo para a retirada e o destino das embarcações ainda está em fase de ajustes.
A operação contará ainda com apoio das secretarias do Turismo (Setur), da Saúde (Sesau), e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A Naturalle Resíduos, empresa responsável pela coleta regular do lixo domiciliar no município, também fará parte da ação.
Em caso de qualquer ocorrência ou para esclarecimentos, a Defesa Civil deve ser acionada pelo tridígito 199, ou pelos números (71) 3622-7799, 3622-7755. O órgão também atende por meio dos perfis nas redes sociais Instagram e Facebook. O Corpo de Bombeiros Militar pode ser contatado pelo 193.