O trânsito na Estrada do Coco será alterado a partir desta quarta-feira (06), no sentido Salvador, na altura da entrada do bairro de Itinga. A mudança vai liberar espaço para que as obras da Estação de Transbordo do metrô sejam iniciadas. Técnicos da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas (SETTOP) e da CCR Metrô Bahia se reuniram nesta terça-feira (05) para definir os últimos detalhes da alteração.
Veículos – Para os motoristas de veículos de passeio a mudança será apenas no recuo da pista, que ficará mais próxima do viaduto. “A pista continuará com três faixas, apenas será recuada para instalação da Estação de Transbordo. O desvio vai ocorrer na altura do restaurante Sertanejo originando uma bifurcação”, explicou o gestor de engenharia da CCR Eduardo Nazareth.
Ponto de ônibus – A mudança será mais significativa para os ônibus e micro-ônibus responsáveis pelos sistemas de transporte municipal e metropolitano, que passarão a trafegar, a partir da bifurcação, pela Rua Gerino de Souza Filho. Com essa mudança o ponto de ônibus também terá sua localização alterada. Os usuários dos sistemas de transporte devem utilizar o ponto instalado atrás do ponto atual.
De acordo com o superintendente de Transporte da SETTOP, Smith Neto, será necessário desativar o ponto de ônibus atual, na entrada de Itinga sentindo Largo do Caranguejo. “Além de desafogar o trânsito na entrada do bairro, não existe a necessidade de dois pontos tão próximos”, explicou.
Orientação – Além da sinalização da via, a SETTOP vai disponibilizar agentes de trânsito para orientar os motoristas sobre as mudanças. Segundo Smith, a Rua Gerino de Souza vai absorver 25% dos veículos que transitam naquela área.
O diretor do SINDMETRO-Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, Edvaldo Araújo, disse que a mudança não vai interferir no trabalho dos rodoviários. “Toda mudança traz um pouco de transtorno, mas é para melhoria, temos apenas que nos acostumar com a mudança”, comentou. Com a alteração, os veículos de passeio não disputarão espaço com os ônibus, facilitando o tráfego para ambos.
Informações da Ascom PMLF