Quem pretende apoveitar o feriado da próxima segunda-feira (8), data em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Itaparica, não enfrenta filas no sistema ferry-boat e na travessia Salvador-Mar Grande nesta manhã de sexta-feira (05).
A previsão da Astramab é que o fluxo de saída da cidade cresça depois do meio dia. Nesta manhã, a travessia conta com oito embarcações em tráfego e os horários são de meia em meia hora. Das 8h30 às 10h30, o sistema faz uma parada apenas no sentido de Mar Grande por força da maré baixa. Para este final de semana prolongado, a travessia conta com uma frota de 14 embarcações, podendo atender com horários de saída de 15 em 15 minutos, caso a demanda exija. O último horário saindo de Salvador será às 20h e de Mar Grande, às 18h30.
A procura é intensa para passagens com destino a Morro de São Paulo. Todos os catamarãs de hoje e amanhã (6) zarpam de Salvador com lotação completa. O primeiro catamarã saiu para o Morro de São Paulo às 8h30 e os demais horários são às 9h, 10h30, 14h e 14h30. A passagem custa R$ 75 e a viagem dura 2h e 20m. A procura pelas escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos já é grande para sábado, domingo e segunda-feira. A passagem custa R$ 40.
Já o movimento no ferry-boat segue com normalidades nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. De acordo com a Internacional Marítima, não há registro de filas de pedestres e veículos até o momento. Oito embarcações estão em operação: Anna Nery, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Pinheiro, Rio Paraguaçu, além dos novos ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi.
As saídas ocorrem nos horários programados, com saídas de duas embarcações em intervalos de 1h. A compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.