A travessia de catamarãs entre Salvador e Morro de São Paulo, no município de Cairu (baixo-sul do estado), será retomada na quinta-feira (3). O serviço está suspenso desde o dia 20 de março, em função das medidas de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia.
No caso das escunas de turismo, que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, elas voltam a operar a partir do dia 10 de setembro.
Na sexta-feira (28), a prefeitura de Cairu já havia anunciado que o turismo na cidade seria retomado no dia 3 de setembro.
Inicialmente, segundo informações das Associaçãos dos Transportadores Marítimos da bahia (Astramab), a travessia Salvador-Morro de São Paulo deverá operar com dois horários por dia, em cada terminal: Terminal Náutico da Bahia e Terminal de Morro de São Paulo.
A gestão municipal também lembrou que as saídas serão realizadas diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. De Salvador, as embarcações saem em atividades às 9h e 11h30, e de Morro será às 11h30 e 14h30.
Antes da pandemia da Covid-19, a travessia Salvador-Morro de São Paulo contava com cinco horários diariamente.
A Astramab recomendou que os catamarãs da travessia só poderão transportar 50% da capacidade de passageiros, e o uso de máscara é obrigatório.
Passeio às ilhas da Baía de Todos-os-Santos
As escunas de turismo que operam o passeio às Ilhas da Baía de Todos os Santos sairão do Terminal Náutico, no Comércio, em Salvador, sempre às 9h, e retornam à capital baiana às 17h.