Visando biometrizar 3 milhões de eleitores até janeiro de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA), se uniu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e inaugura, nesta quarta-feira (26), o posto de recadastramento biométrico, na sede do TJ, na 5ª avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB). O espaço que contará com dois guichês de atendimento.

Para ser atendido, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, a exemplo de RG, CNH, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original, além de um comprovante de residência recente, emitido há, no máximo, três meses. Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por, entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Além do Tribunal de Justiça e da Sefaz, mais postos devem ser instalados em breve, sendo um na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e outro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5). Conforme o TRE, um trabalho de sensibilização tem sido feito tanto com o Governo quanto com a Prefeitura de Salvador, para que apoiem o trabalho de recadastramento biométrico obrigatório. A partir do dia 28 de abril, o serviço também ficará disponível nas prefeituras-bairro, a começar pela unidade do Subúrbio/Ilhas, localizada no bairro de Paripe. As informações são do Correio.

0 0 votos
Article Rating