O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza, de 23 a 27 de setembro, a Semana da Inclusão 2019. A abertura da cerimônia está prevista para 9h30, na sede do Tribunal, e vai ser conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, acompanhado do juiz ouvidor, Antônio Scarpa e outras autoridades da Corte.

“A Semana da Inclusão é um período de discussão e alerta na sociedade para a imperiosa atenção que todos devem devotar às pessoas com necessidades especiais. A Justiça Eleitoral está empenhada em disponibilizar todos os meios necessários ao acolhimento dessas pessoas, minimizando as suas dificuldades no exercício da cidadania ativa e passiva. Conclamo a todos, ao realizar o cadastramento junto à Justiça Eleitoral, registrar a sua condição de pessoa com necessidade especial”, afirma o desembargador Jatahy Júnior.

Setembro é o mês dedicado a uma série de datas que marcam a luta pela inclusão de pessoas com deficiências (PcD). Sendo assim, o TRE-BA, com o propósito de dar visibilidade ao atendimento personalizado ao eleitor que possui algum tipo de deficiência física e obedecendo ao lema criado na gestão do desembargador Jatahy Júnior: Justiça, Cidadania e Serviço, visa a garantir o direito fundamental ao voto e ao exercício da cidadania.

Na ocasião, o cidadão vai poder realizar uma série de serviços. Dentre eles, alistamento eleitoral (primeira via do título), regularização de título cancelado, transferência de domicílio (mudança de município) e certidão de quitação eleitoral.

Dados

De acordo com a Seção de Banco de Dados do TRE-BA, atualmente 52.697 eleitores baianos possuem alguma deficiência. Destes, 8.155 são deficientes visuais, 16.527 têm deficiência de locomoção, 4.662 deficiência auditiva e 23.353 outras deficiências. Em Salvador, o total de eleitores com algum tipo de deficiência é de 20.954. Desse quantitativo, 1.891 são deficientes visuais, 7.720 possuem deficiência de locomoção, 10.060 são deficientes auditivos e 10.283 outras deficiências.

0 0 votos
Article Rating