Até o próximo dia 17 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza o segundo Simulado Nacional de Hardware para as Eleições de 2016. Durante este período serão realizados testes dos componentes eletrônicos em mais de mil urnas. O simulado atende a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ocorre com participação de mais de 100 servidores do órgão que, diariamente, terão de registrar voto em, pelo menos, 60 urnas eletrônicas.

O simulado é ocorrerá na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), todos os dias, no período estipulado, e terá início sempre às 8h. Já o encerramento do processo de votação será 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e às 12h na sexta-feira.

Segundo o TRE, cada servidor registrará voto em, no mínimo, 60 urnas, por dia. Para os testes, estão sendo utilizadas 1.200 urnas eletrônicas dos modelos 2008, 2009, 2010, 2011 e 2013. Apenas servidores já cadastrados biometricamente foram convocados.

Biometria

O coordenador de Suporte e Voto Informatizado do TRE-BA, André Luiz Cavalcante, explica que os testes serão fundamentais para a identificação e correção de possíveis erros nos componentes eletrônicos das urnas. “A importância do simulado está também no fato de ocorrer já com o incremento da biometria”, observou.

Este ano, 295 municípios baianos, incluindo a capital Salvador, já votarão de forma híbrida, quando a identificação ocorrerá de forma biométrica, para os eleitores que já efetivaram o cadastro, e no modelo tradicional no caso daqueles que ainda não realizaram o procedimento.

0 0 votos
Article Rating