Nesta quinta-feira (20), o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que houve um tremor de terra na cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano. O fenômeno ocorreu na noite da quarta-feira (19), e segundo o órgão ele teve magnitude de 1.6 mR.

Ao longo da quarta-feira e nas primeiras horas desta quinta-feira, nas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, moradores de Cachoeira, cidade vizinha a São Félix, relataram que sentiram o tremor.

Reprodução / Redes Sociais

Alguns moradores até fizeram suposições do que o fato teria relação com a Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo. No entanto, a Votorantim Energia (empresa responsável pela usina) tranquilizou os munícipes ao garantir que não houve nada anormal no local, e que todas as operações seguem tranquilas.

“No que diz respeito à operação da Votorantim Energia está tudo tranquilo”, informou a Votorantim.

Sobre o tremor

Segundo as informações do Centro de Sismologia, o tremor foi registrado por volta das 18h51, em São Félix, em 2 estações sismográficas da RSBR; ele foi localizado com o auxílio de pessoas que sentiram o impacto do fenômeno e, em seguida, enviaram os relatos para eles.

O centro explicou que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil, e que podem ocorrer em qualquer lugar.

“Normalmente, não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto a população”, tranquilizam.

Reprodução

O Centro de Sismologia da USP ainda assegura que não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Mas que, geralmente, são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.

Gestão municipal

Por meio de um comunicado, a Prefeitura de Cachoeiras disse que acionou a Defesa Civil do Estado da Bahia para que fosse realizada uma investigação a respeito do ocorrido.

O órgão disse que entrou em contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, além da Defesa Civil Nacional, e obteve a informação de que não foi detectado nenhum abalo de magnitude alta que possa ter provocado danos na cidade ou na região.

Por fim, a gestão municipal ressaltou que entrou em contato com a Votorantim Energia (empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo), e foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento da usina nos últimos dias, tendo em vista que a própria empresa já havia informado à imprensa.

5 1 voto
Article Rating