Candeias, Simões Filho e São Sebastião do Passé são as cidades da Região Metropolitana de salvador que correm o risco de enfrentar um surto de dengue. O alerta vermelho foi dado pelo Ministério da Saúde, segundo relatório divulgado na última segunda-feira (13). Apesar de ser apontada com cidades em risco, o estado baiano registrou uma queda de 58, 7% nos casos de dengue no início de 2012.

De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, foram registrados 2.743 casos de dengue entre os dias 1º de janeiro e 11 de fevereiro de 2012, contra 4.669 casos no mesmo período do ano passado.

Estamos com os índices dentro da faixa normal, mesmo assim aumentamos no verão nove mil horas/homens de agentes de endemias no combate ao vírus.Vital Sampaio, secretário de Saúde

Entre as cidades destacadas pelo relatório em situação de risco estão: Araci, Candeal, Candeias, Conceição do Coité, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Madre de Deus, Monte Santo, Presidente Dutra, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Uibaí, Valente e Vitória da Conquista. Ao todo são 22 cidades em estado de alerta.

Apesar de não ter sido afetada, Camaçari está em alerta para que o mesmo não aconteça no município. Segundo o secretário de Saúde, Vital Sampaio, os agentes estão trabalhando ainda mais para reforçar o combate. “Estamos com os índices dentro da faixa normal, mesmo assim aumentamos no verão nove mil horas/homens de agentes de endemias no combate ao vírus”.

Vital garante que a cidade está segura, mas prefere não abusar da sorte. “Essas 9 novemil horas a mais já é significativo para fazer a ampliação do trabalho, mas estamos com a vigilância à saúde atenta para qualquer alteração nos números e com homens aplicando produto, visitando as residências e fazendo o trabalho de conscientização da população”, completou.

Por Henrique da Mata