O Bahia terminou a temporada 2013 com derrota. Na tarde deste domingo (8), o time decepcionou os mais de 40 mil torcedores que foram à Arena Fonte Nova e perdeu de virada, por 2 a 1 para o Fluminense. O placar, porém, de nada serviu para o time carioca, rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. William Barbio abriu o placar. A virada teve gols de Wagner e Samuel.
Com 48 pontos, o Bahia terminou o Brasileirão com a modesta 14ª colocação. Já o Fluminense caiu em 17º, com 46 pontos. Também foram rebaixados Vasco, Ponte Preta e Náutico. O G4 do Brasileirão terminou com Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo. Este último agora seca a Ponte Preta na Sul-Americana para não perder a vaga na Taça Libertadores.
O jogo
O Bahia entrou em campo para presentear a torcida com uma vitória e mostrou que não daria moleza ao Fluminense. Em partida franca, os dois times tiveram chances de gols. A primeira grande oportunidade foi do time visitante, que chegou aos três minutos com Rafael Sóbis. Ele chutou de longe e a bola passou à direita da meta de Marcelo Lomba.
O Tricolor de Aço respondeu logo no minuto seguinte. Anderson Talisca chutou de longe e exigiu grande defesa de Diego Cavalieri. No rebote, Marquinhos Gabriel finalizou para outra intervenção do arqueiro do Flu. Aos 19, O Fluminense voltou a ameaçar o gol do Bahia com Sóbis. Ele chutou de fora da área e a bola tirou tinta de trave esquerda de Lomba.
A partida continou franca e William Barbio tentou de longe aos 28 minutos. O tiro só parou em outra grande defesa de Cavalieri. O bombardeio continuou. Anderson Talisca mandou um petardo do meio da rua e Cavalieri salvou os cariocas. O placar só saiu do zero aos 41 minutos, quando William Barbio recebeu dentro da área e estufou a rede do adversário.
Na etapa final, o Fluminense voltou melhor do que o Bahia, já que precisava vencer para ter alguma chance de escapar do rebaixamento. Aos três, Rafael Sóbis passou pela defesa do Bahia, deixou Lomba na saudade e chutou sozinho para fora. Só que ele corrigiu o erro aos 10. Após boa jogada pela direita, Sóbis cruzou rasteiro para Wagner empatar a partida.
O Esquadrão queria vencer a partida para não decepcionar a torcida, mas ameaçava apenas com contra-ataques e na bola parada. Aos 23, Anderson Talisca cobrou uma falta de fora da área e a bola passou raspando o travessão. Aos 26, o mesmo Talisca teve nova chance dentro da área, mas Cavalieri fez grande defesa. O gol do triunfo do Flu saiu após levantamento na área. Samuel desviou de cabeça e deu números finais ao jogo. Porém, a vitória do Coritiba sobre o São Paulo decretou a queda do Fluminense.
Bahia 1×2 Fluminense – 38ª rodada da Série A
Data: 08/12/2013
Local: Arena Fonte Nova
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Bahia: Marcelo Lomba; Fabrício Lusa, Demerson, Titi (Feijão) e Raul; Fahel, Rafael Miranda e Anderson Talisca; Marquinhos Gabriel (Diones), William Barbio (Wangler) e Fernandão. Técnico – Cristóvão Borges
Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Leandro Euzebio e Igor Julião (Samuel); Edinho, Jean e Wagner; Biro Biro (Rafinha), Rafael Sóbis e Kenedy (Robert). Técnico – Dorival Júnior
As informações são do iBahia.