A torcida mista está de volta ao maior clássico do futebol nordestino. Depois de sofrer muitas críticas, por parte das torcidas e clubes. O BAVI do dia 18 de fevereiro, pelo Baianão 2018, no Barradão terá a presença da torcida visitante. A decisão foi anunciada pelo promotor Olímpio Campinho, responsável pela determinação de torcida única nos seis clássicos de 2017.
“Vai ter um Ba-Vi agora depois do Carnaval. O presidente da Federação Bahia de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, me ligou e perguntou se recomendaria a torcida única. Disse que não. Não seria recomendado torcida única. Recomendei a torcida única no ano passado por conta de atos de violência. Isso motivou a recomendação por torcida única. Depois disso, tivemos seis Ba-Vis sem casos de violência. Temos o resultado dos seis Ba-Vis, que foi exitoso. O próximo Ba-Vi, portanto, será torcida mista”, disse em entrevista ao Globoesporte.com.
Porém, o promotor não garantiu a manutenção da torcida mista em todos os BAVIs de 2018. Campinho revelou que analisará as condições de cada clássico.
“ Por enquanto só posso dar minha definição em relação ao próximo clássico, que não será torcida única”, concluiu.
Com a decisão a torcida do Bahia terá direito a adquirir os 10% da carga total do Barradão, destinada aos torcedores do time visitante, no próximo BAVI.
No ano passado, o Ministério Público da Bahia recomendou torcida única no clássico após confusões registradas no primeiro Ba-Vi do ano, promovido no dia 9 de abril, com torcida mista. Antes da partida, houve briga entre membros de organizadas do lado de fora da Arena Fonte Nova. No setor de torcida mista da arquibancada, não houve ocorrências de violência ou confusão. Após o confronto, um torcedor do Bahia foi morto e outro foi baleado em um posto de gasolina próximo ao estádio.