TVs por assinatura passam a emitir alertas da Defesa Civil

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados.

Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (23), os usuários de TVs por assinatura que vivem no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro vão receber alertas, na programação televisiva, sobre riscos de desastres naturais. As informações são da Agência Brasil.

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Agência Nacional de Telecomunicações, o projeto é mais uma plataforma de comunicação de alertas de ocorrências como enchentes e deslizamentos.

O sistema de avisos pela televisão já funciona no Paraná e em Santa Catarina desde maio deste ano. De acordo com o ministério, a ação será estendida para todas as regiões do país até o fim de 2019.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. Para que os alertas cheguem aos televisores, há um trabalho articulado entre equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de defesa civil.

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, já foram mais de 11 mil alertas encaminhados via SMS a todas as regiões do Brasil. A ação já alcança mais de 7,6 milhões de brasileiros.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*