Após mais de 140 dias de greve dos professores, as atividades acadêmicas do primeiro semestre na Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão retomadas na próxima segunda-feira (19). A decisão de volta às aulas foi de acordo com o calendário acadêmico proposto pela Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), após reunião na tarde desta sexta-feira.

O calendário completo ainda não foi publicado, mas a UFBA disse que as aulas do primeiro semestre prosseguirão até o dia 30 de novembro. Já o semestre 2015.2 terá início no dia 11 de janeiro, com termino previsto para o dia 20 de junho.

A greve dos docentes foi encerrada na última quarta-feira (14). Foram 129 votos a favor do fim da paralisação, 30 pela manutenção e três abstenções. A paralisação foi iniciada no dia 28 de maio e teve adesão de 50 instituições em todo Brasil. Segundo o Sindicato dos Professores, a greve foi o último recurso encontrado pelos docentes federais diante do impasse com o governo federal na negociação da pauta de reivindicações da categoria.

Semestre garantido

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, informou que o primeiro semestre deste ano será concluído “com tranquilidade” no dia 30 de novembro.
“O que foi decidido pelo Consepe, nosso conselho superior que decide calendário acadêmico, é a reposição integral do semestre, ou seja, vamos complementar o que faltava. Com isso, é garantido o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Situações excepcionais podem acontecer, o que vai ser acordado com algum professor que pode precisar de aula extra e reposição. O que está garantida é a conclusão do semestre com tranquilidade”, disse.