Será cobrada do governador Jaques Wagner a implantação do incentivo Estadual para o piso da Atenção Básica; a interiorização do atendimento de Média e Alta complexidade em cada região; o reajuste do incentivo do Programa de Saúde da Família; e a garantia da implantação e funcionamento do SAMU em toda a Bahia.
O prefeito Luiz Caetano, presidente da UPB, salienta a falta de recursos estaduais na saúde municipal como sendo um dos principais problemas dos gestores. “Somos obrigados por lei a investir 25% da receita municipal na saúde, contudo, quase todos os prefeitos investem mais do que isso e ainda têm problemas na saúde por falta de recursos. É necessário que o estado assista de forma mais objetiva o sistema de saúde municipal”.
A caminhada dos prefeitos à governadoria será iniciada na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia, às 13h. Ao chegarem na governadoria os prefeitos serão recebidos pelo governador Jaques Wagner que ouvirá os gestores e apresentará respostas à pauta entregue em março deste ano.
As informações são da Ascom da UPB.