De acordo com informações municipais, Uruçuca, município situado no sul da Bahia, lidera a taxa de mortalidade do novo coronavírus (Covid-19), no estado. Por lá, foi registrado o índice de quase 11% de óbitos provocados pela doença, dados que representam praticamente o triplo do índice médio da Bahia, que já chega a 3,5%.

No entanto, durante as primeiras horas desta terça-feira (26), mais especificamente na praça Gilberto Moura (centro da cidade), o cenário era de pessoas reunidas, conversando e ignorando as medidas de isolamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, bem como pelo decreto municipal.

Uruçuca já conta com 4.500 casos da doença a cada um milhão de habitantes. Segundo a secretária de Saúde do Município, Patrícia Argolo, a alta taxa se dá em função do adoecimento de pessoas com histórico de comorbidades (diabetes, hipertensão, por exemplo), bem como a procura tardia de uma unidade de saúde.

“Creio que essas mortes se deram por pessoas já com comorbidades, pessoas hipertensas, diabéticas, que tinham algum outro problema de saúde e, também, pessoas que esconderam o problema, falaram tarde. Elas tiveram sintomas há dois, três, quatro dias, e só procuraram [unidades de saúde] quando sentiram sinal mesmo”, informou a secretária.

Na cidade, como forma de tentar conter a curva de infecções e óbitos, a prefeitura segue mantendo uma barreira sanitária na entrada da cidade. Ademais, um centro de atendimento para casos leves do novo coronavírus também foi criado no centro.

No caso dos pacientes que apresentam evolução mais grave da doença, existe o encaminhamento para o Hospital Costa do Cacau, localizado em Ilhéus.

No que diz respeito ao comércio e o fluxo de pessoas nas ruas, a gestão municipal determinou o fechamento de estabelecimentos que não se enquadram na categoria “esssencial”. Uma atualização recente do decreto também determinou toque de recolher (medida que proíbe a circulação de pessoas e veículos das 20h às 5h).

Na presente data, o Comitê de Crise de Uruçuca se reuniu para definir novas estratégias de combate a Covid-19. Entretanto, assim como outras autoridades de saúde, a secretária de saúde da região alertou que a principal estratégia para conter essa alta taxa de óbitos pela doença é o isolamento social.

“Não saiam de casa para outra coisa, a não ser de uma necessidade extrema. Porque assim vocês estão nos ajudando a combater esse vírus”, pediu Argolo.

0 0 votos
Article Rating