Começou nesta segunda-feira (18) e vai até o próximo dia 30, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. O foco desta vez são jovens com idade entre 20 e 29 anos. A meta é que pessoas dessa faixa etária tomem duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias para garantir a imunização contra a doença.

Em Lauro de Freitas, as 16 Unidades de Saúde da Família (USF) distribuídas no município e três postos avançados estarão abertos para atender a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os postos avançados funcionam no Max, Unime e Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) localizado no shopping Passeo Norte. É imprescindível levar a caderneta de vacinação para anotação das equipes de vacinadores.

Apesar do surto que acontece na Bahia desde o início do ano, Lauro de Freitas não registrou nenhum caso confirmado da doença. No dia 30 ocorrerá um “dia D” de vacinação para o público-alvo. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a Unidade de Saúde.

Crianças

Para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, foi realizada Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo entre os dias 7 e 25 de outubro. Como a cobertura no município é considerada satisfatória, o Ministério da Saúde não estabeleceu meta para a cidade. As USF continuam imunizando esse público mediante o calendário vacinal.

Medidas de Prevenção:

  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;
  • Não compartilhar copos, talheres e alimentos;
  • Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;
  • Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;
  • Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Tomar a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.
0 0 votos
Article Rating