De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgadas na quinta-feira (12), o estoque de vacinas pentavalente, em Salvador, foi redistribuído e o número de postos com doses na capital baiana passou de 14 para 17.

Segundo a Secretaria, atualmente Salvador dispõe de aproximadamente 500 doses da vacina. O último repasse para o município, conforme dados da SMS, ocorreu em julho deste ano.

O Ministério da Saúde informou que o abastecimento deve ser restabelecido em novembro.

A falta de vacina pentavalente atinge todo o país. O problema se instaurou depois que doses compradas pelo Ministério da Saúde foram reprovadas no teste de qualidade feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na Bahia, a maioria dos postos está sem estoque.

A vacina pentavalente, como o próprio nome indica, protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B.

Para que a imunização aconteça, as crianças devem tomar três doses da vacina, aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em Salvador, as unidades com vacina pentavalente são: USF Alto de Coutos II; USF Vila Fraternidade; USF Ilha Amarela; USF Santa Mônica; USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina); Centro de Saúde Santa Cruz; Centro de Saúde Nelson Piauhy; Centro de Saúde Clementino Fraga (5º Centro); USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina); Centro de Saúde 7 de Abril; Centro de Saúde Arenoso; USF Alto das Pombas; USF Garcia; USF Ilha de Maré; USF Paramana; USF Calabar; e Multicentro Amaralina.

0 0 votos
Article Rating