A vacinação contra a Covid-19 passa a ser realizada apenas por critério de idade na Bahia, segundo divulgado nesta noite de quinta-feira (17) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por representantes dos 417 municípios baianos, e deve passar a valer amanhã (18), após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a nova resolução, a distribuição dos imunizantes vai seguir apenas de forma proporcional à população de cada município, deixando de ser levado em consideração o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Segundo ele, caso alguma cidade já tenha ultrapassado 70% da cobertura, vai receber 33% do que seria destinado inicialmente.

Fábio ainda informa que, caso a cobertura já esteja em 50% ou mais, o quantitativo de doses recebido será de 50%. As doses excedentes serão redistribuídas entre os municípios com cobertura vacinal inferior a 50%. A medida deve ter seguimento até que todas as cidades alcancem a mesma média de cobertura vacinal.

Antes da reunião com o CIB, o secretário de Saúde estadual já havia manifestado a intenção de alterar os critérios de distribuição das vacinas. Ele afirmou ainda que o próprio governo federal reconheceu que adotar a última campanha contra a influenza como base para distribuir o material criou assimetrias.

O número de pessoas acima de 18 anos na Bahia está estimado em 11.148.781 de habitantes. Com 4.243.404 vacinados com a primeira dose, o estado já atingiu mais de 38% da população projetada, segundo dados da Sesab.

0 0 votos
Article Rating