A vacinação contra a Covid-19 pode se tornar uma necessidade anual e não só momentânea. De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil precisa fortalecer a produção de imunizantes para atender essa demanda nos próximos anos.

“É possível que se torne uma endemia e que tenhamos que vacinar a população brasileira anualmente. Por isso, é necessário fortalecer o nosso complexo industrial da saúde, para que tenhamos condição de produzir vacinas suficientes no Brasil. Não só o IFA nacional, mas também o banco de células”, Queiroga declarou em entrevista à CNN.

O médico já havia levantado a possibilidade no mês de maio, ponderando que ainda não havia dados suficientes para comprovar a necessidade de aplicação de doses anuais para manter a população segura. No entanto, o governo de São Paulo já anunciou que a vacinação anual no estado começa em janeiro.

No momento, o Ministério da Saúde mantém o foco em cumprir as etapas desta primeira fase de vacinação da população, devendo aplicar ao menos uma dose de imunizante em cada adulto até setembro.

0 0 votos
Article Rating