Diante de uma nova alta no número de casos da Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta sexta-feira (21) que adotará novas medidas restritivas de combate ao vírus. O toque de recolher e as demais restrições vinham diminuindo a cada decreto, no entanto, uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) poderá mudar tudo.

“Vamos ter que adotar novas medidas restritivas contra a Covid-19. Poderemos não ter leitos de UTI suficientes nas próximas semanas. Abrimos o máximo que era possível”, ele disse. Atualmente o estado tem 83% das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a adultos ocupadas. A enfermaria adulto tem taxa de ocupação de 70%, enquanto a UTI pediátrica está em 64% e a enfermaria reservada ao mesmo público registra 72% de ocupação.

Rui afirmou nas redes sociais que conversará com os prefeitos para alinhar as medidas, a fim de já anunciá-las hoje ou no sábado (22). O governador garante que as decisões serão tomadas em sintonia com os gestores municipais, independentemente de seus partidos políticos. “Essa não é hora de disputa, mas de passar uma mensagem única para salvar vidas, ainda que seja apenas entre governador e prefeitos”, afirmou.

Anteriormente, na quinta-feira (20), Rui Costa veio a público para informar que a situação epidemiológica do estado era preocupante, já que nos últimos cinco dias a curva de casos de Covid-19 teve crescimento bastante significativo. Até o presente momento, a Bahia tem 976.251 casos confirmados da doença. 19.132 dessas pessoas ainda têm o vírus ativo, 936.855 conseguiram se recuperar e 20.264 infelizmente vieram a óbito.

0 0 votos
Article Rating