Ao preparar qualquer alimento, o primeiro passo é lavar as mãos antes de seu manuseio. Elas carregam uma quantidade enorme de micro-organismos.

Dê preferência às tábuas de plástico ou com superfície não porosa, em vez das de madeira, que são mais difíceis de limpar.

De vez em quando, coloque-as de molho em uma solução com água e cloro, que mata as bactérias contidas nela.

Agora, saiba como devem ser preparados alguns alimentos.

Feijão

Deixe-o de molho antes de cozinhar. Isso impedirá que o grão perca seus nutrientes. Numa panela de pressão cubra-o com a água em que ele ficou de molho.

Cenoura

O ideal é cozinhar a cenoura, pois o cozimento amolece as fibras do legume e diminui a quantidade de água, deixando o betacaroteno mais acessível ao organismo. Se for comê-la crua, passe-a em um ralador fino e coloque azeite.

Brócolis

Cozinhe-o por pouco tempo. Depois de tirá-lo da panela, ele continua cozinhando por causa do calor ao qual foi submetido.

Leite

Não se deve fervê-lo. Na fervura, a lactoalbumina, principal proteína dessa bebida, passa de líquida para sólida e se perde. Apenas esquente o leite na hora de beber.

Peixe

Deve-se evitar comê-lo frito, pois a fritura prejudica a absorção do ômega-3 pelo organismo. O ideal é consumi-lo com a pele e assado.