É comum associarmos gorduras ao risco de saúde, mas isso não é mais verdade. Algumas gorduras podem ajudar o organismo a reduzir o colesterol LDL, “o mau colesterol”, mas sem alterar o HDL, o “bom colesterol” que representa a redução de risco cardiovascular.

Evite:
Derivados de leite – manteiga, leite integral, queijos gordos, entre outros derivados, fazem parte do grupo de gorduras saturadas o que pode acarretar no aumento do peso e, como consequência, o mau funcionamento do organismo. Sendo assim, substitua-os por leite desnatado e queijo branco.
Carnes gordas e frango com pele – se escolher carne vermelha, prefira cozida, pois ela retira grande parte do que prejudica nosso intestino, e também corte toda a pele do frango ao prepará-lo, porque é nela que se encontra boa parte do colesterol.
Bolachas, biscoitos e balas – Esses alimentos combinam gordura e açúcar, dois nutrientes difíceis na digestão, se consumidos em excesso, vão direto para corrente sanguínea na forma de colesterol ruim.

Consuma:
Azeite extra virgem e Omega 3 – esses dois óleos diminuem a chance de formação de placas de gorduras nas veias do coração e podem ser usados no dia a dia no preparo de pratos e saladas.
Peixes – Possui uma quantidade pequena de gordura e libera pouco colesterol ruim na corrente sanguínea durante a digestão. Acrescente na sua alimentação: pescada, bacalhau e salmão.
Soja – Ela é rica em cálcio e vitamina, ajuda no controle da pressão arterial e ainda aumenta o cálcio dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.