Em reunião realizada na noite de quarta-feira (20/02), entre a Prefeitura e os vendedores informais que atuam no centro do Município, foi montada uma comissão para iniciar o processo de criação da associação que irá representar o segmento.

Parte do projeto Cidade Legal, a iniciativa tem como objetivo formalizar as atividades dos vendedores e criar um canal de diálogo entre a administração municipal e a categoria.

Os vendedores informais conheceram alternativas para a prática da atividade comercial de forma legalizada e obtiveram informações sobre os projetos existentes no Município, como a e qualificação da mão de obra, benefícios sociais e a ampliação do comércio.

Na opinião da vendedora de cachorro-quente, Cledileuza Bezerra, a Prefeitura tem atuado de forma satisfatória, mostrando oportunidades e potencializando as habilidades dos ambulantes, para que eles possam se transformar em empresários de sucesso.

Desde o início do ano, a Prefeitura intensificou as ações de ordenamento no centro da cidade, com objetivo, mas também de entender os motivos que levaram essas pessoas a ingressarem nesse tipo de atividade.

O secretário Francisco Franco ressaltou que a iniciativa visa criar um diálogo com os vendedores informais, de forma a mostrar “alternativas reais e de que a Prefeitura estará sempre ao lado deles, trabalhando de forma humanizada para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos”.

No encontro, foram explanados ainda assuntos como empreendedorismo individual, associativismo, vagas no mercado de trabalho formal e cursos profissionalizantes, dentre outros.

Os ambulantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as linhas de crédito oferecidas pela Caixa Econômica Federal e pelo CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia), que na oportunidade foi representada pela gerente da unidade em Camaçari, Cintia Souza. “É notável que a Prefeitura está preocupada não apenas com o ordenamento da cidade, mas também com as questões sociais dos vendedores. É muito bom fazer parte desta parceria”, destacou a gerente.

A ação integrada de ordenamento do centro da cidade conta com a parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, da Cidadania e Inclusão e também com o apoio da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas), Caixa Econômica Federal, CrediBahia e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

PRESENÇAS

Estiveram presentes na reunião o secretário do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, o subsecretário do Desenvolvimento Econômico, Humberto Leite, o presidente da ACEC, Luciano Sacramento, o presidente da CDL, Pedro Faila, o Coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bonfim, e o Coordenador de Licenciamento e Fiscalização dos Ambulantes, Ricardo Porto. Fonte: Ascom Camaçari