Durante entrevista ao programa Além da Notícia, da Rádio Sucesso FM 93,1, na tarde desta terça-feira (26), apresentado pelo radialista Roque Santos, o vereador Lula Maciel (PT), acusou a gestão do prefeito Márcio Paiva (PP) de tentar desmoralizar o movimento de greve dos professores. Segundo ele, a manifestação composta por alguns pais de alunos, realizada na última segunda-feira (25), na Estrada do Coco, teria sido uma manobra do governo para jogar os pais dos estudantes de Lauro de Freitas contra os professores. “Esse governo irresponsável do doutor Márcio tem feito isso: colocar a paralisação como culpa dos professores, o que é um absurdo e não corresponde com a realidade, pois as dificuldades na educação do município é algo antigo”, disse. “Claro que a greve acaba agravando um pouco mais a situação, mas a culpa não é dos professores e nem do sindicato. A culpa é do prefeito que não soube como gerir a educação e fez com que as coisas chegassem a este ponto”, completou.

vereador-lula-maciel-001
Segundo o vereador Lula Maciel (foto) a culpa da crise na educação em Lauro é do prefeito que não soube como gerir e fez com que as coisas chegassem a este ponto. Foto: Reprodução

Sobre a situação em que se encontra a educação em Lauro de Freitas, Lula explicou que o contrato de professores no município através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), iniciado em 2013, foi cancelado em dezembro de 2014, pelo prefeito Márcio Paiva. Entretanto, Lula afirmou que um novo processo seletivo foi feito em fevereiro de 2015, com o ano letivo já em curso, mas que até hoje nenhum professor aprovado teria sido contratado. O vereador explicou também que, desde o mês de fevereiro, os números da Secretaria de Educação de Lauro indicam que existe um déficit de 600 profissionais. “Se não tomarmos medidas mais firmes, corremos o risco de comprometer o ano letivo dos nossos estudantes, algo em torno de 28 mil alunos”, enfatizou.

Para tentar definir a situação da educação no município, os vereadores de Lauro de Freitas irão realizar nesta quarta-feira (27), às 9 horas, uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara. Em greve desde o último dia 18, os professores municipais de Lauro de Freitas irão tentar, em conjunto com os vereadores e representantes do governo, resolver o impasse.

Por Joaquim Castro

0 0 votos
Article Rating